Um pouco sobre o Autismo

Autismo. Inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo são as três características fundamentais desse transtorno global do desenvolvimento, segundo o portal do Dr. Dráuzio Varella. Autismo é um termo geral para Transtorno do Espectro Autista (TEA), um grupo de transtornos do desenvolvimento que vão desde autismo com auto grau de funcionamento, como a Síndrome de Asperger, e autismo de baixo grau de funcionamento.

Assim, em tempos de Copa do Mundo, as notícias sobre o autismo do Messi se espalham pela internet (talvez você tenha visto algum link no seu feed de notícias do Facebook) e servem também para reforçar a luta contra a psicofobia. Messi é um exemplo de que os sintomas da Síndrome de Asperger, um tipo brando do autismo, não impede o desenvolvimento e sucesso social, pessoal e profissional de ninguém. Não torna uma pessoa naturalmente incapaz e dependente dos familiares. Quem assiste futebol sabe quão incrível Messi é dentro de campo, recebendo o título de melhor jogador do mundo por quatro vezes consecutivas. Ah, uma curiosidade: gênios como Isaac Newton, Albert Einstein e Charles Darwin também teriam sido portadores da Síndrome de Asperger.

Nesse vídeo emocionante, Spencer, 20 anos, conta de forma sincera e bonita sobre a sua experiência de ter um irmão autista. Encontrei o vídeo no site Autismo & Realidade onde estão disponíveis ferramentas de apoio para serem baixados e lidos por familiares, educadores e profissionais. Basta realizar um cadastro bem rapidinho para ter acesso!

Há pouco tempo atrás, o que eu conhecia sobre o autismo se reduzia apenas aquilo que o senso comum compartilhava e àquelas representações de comportamentos típicos do autismo depois de assistir Missão Especial – Uma Viagem Inesperada (Miracle Run) na Sessão da Tarde, interpretado pelo Zac Efron, ainda bem novinho. Depois de algumas pesquisas, agora sei um pouco mais do que antes mas confesso que esse conhecimento ainda é mínimo. Interesse não falta para continuar pesquisando e aprendendo mais. É isso o que vou fazer porque conhecimento é sempre para somar.

No filme Missão Especial, Corrine descobre que não existia cura nem tratamento efetivo para a doença de seus dois filhos gêmeos autistas. Inicialmente transtornada com a situação, Corrine decide lutar contra os preconceitos da sociedade, apostando na capacidade dos filhos. Outro filme muito bacana é Rain Man, com Tom Cruise no elenco!

Antes de terminar o post, fica a dica de um livro que está na lista das minhas próximas leituras: Brilhante – A história inspiradora de uma mãe e seu filho gênio e autista. Quem quiser comprar, nos sites da Saraiva e do Submarino ele está quase pela metade do preço, uma ótima promoção. Para aproveitar o frete, vale à pena conferir os milhares de livros do Submarino e aumentar a compra – porque livros nunca são demais. Há sempre descontos incríveis!

 

Postagem sobre o Dia Mundial do Orgulho Autista – porque hoje também é 18 de Junho.

Leia esse artigo para saber mais sobre o dia 18 de Junho.

 

E vocês, quanto conhecem sobre o autismo?

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s