Ilustração, inspiração e poesia: as páginas que você precisa conhecer e admirar

É inspirador quando a gente abre o Facebook e encontra um feed de notícias com quadrinhos, ilustrações e imagens cheias de poesia, humor, sentimentos e cores. É como se realmente enxergássemos nosso coração em determinadas imagens. O poder que elas conseguem ter de nos tocar é mágico! Dessa forma, inúmeros artistas usam páginas no Facebook para divulgar suas produções e acabam conquistando milhares de admiradores dos seus traços e pensamentos.

Por isso, decidi reunir nessa postagem páginas no Facebook que fazem um trabalho lindo ao divulgarem sua arte. Sete páginas que merecem ser conhecidas, compartilhadas e divulgadas sem parar, porque podem mudar de alguma forma o dia de alguém e abrem caminho pra gente conhecer o trabalho de outras dezenas de artistas talentosos e cheios de amor por seu trabalho. Artistas que deixam sim o nosso dia mais um pouco mais bonito com uma dose da sua arte.

Mulheres Nos Quadrinhos

A primeira indicação é de um projeto que acabei de conhecer e virei admiradora! Mulheres Nos Quadrinhos é uma página criada em setembro de 2012, onde divulga, descobre, incentiva e apoia o trabalho feminino. Conheci o projeto através de uma  indicação da página Traçando – a quinta indicação especial dessa postagem – e através das ilustrações reunidas na página do MNQ conheci outros trabalhos encantadores.

Há também um site reservado para divulgar a ideia de transformar publicações da página Mulheres Nos Quadrinhos em duas versões impressas de uma HQ. Essas HQ’s reúnem produções exclusivas de 24 das meninas e menino que tem seus quadrinhos divulgadas pela página da MNQ dentro de kits com vários brindes. Você pode conhecer melhor a história dessas garotas, que nem eu fiz, e obter o link direto para suas páginas através desse site. Ah, e claro, além disso, pode conferir o que tem em cada kit e fazer o pedido do seu, já que ele só pode ser feito sob encomenda e dentro de um tempo limitado.

Abaixo tem uma imagem de cinco das meninas/grupos que participam do projeto. Com certeza você já deve conhecer o trabalho de alguma delas! As ilustrações são umas mais bonitas do que as outras, com traços únicos de garotas talentosas e propostas incríveis. É de apaixonar e, apesar de ter as minhas preferidas, é difícil escolher e postar aqui as que mais gostei. Porém, decidi pegar pelo menos três delas e divulgar abaixo, na segunda, terceira e quarta posições.

 re.começo-esseponto-cego-quadrinho amdanda-draft

pockets-comics-essetiras-matraquinas

02 Anna Bolenna – A perturbada da corte

A Anna Bolanna – A perturbada da corte é uma página toda colorida, divertida e cheia de sinceridades. Os quadrinhos da Bianca com a sua personagem Anna Bolanna estão sendo cada vez mais compartilhadas no Facebook dada a sua originalidade e humor – só pelo título da página e da personagem já dá pra perceber, né? As ilustrações abordam temáticas cotidianas e delicadas, em uma mistura de poesia e crônica em forma de quadrinhos. Além disso, ela é bem atualizada, então você sempre vai encontrar novidades da Anna!

ana-bolenna- a perurbada da corteannaaaa-bolennaanna-bolenna outro

03 Pockets Comix

A última imagem da seleção acima do Mulheres Nos Quadrinhos – e uma das quais super me identifiquei -, é uma das que encontrei no perfil onde são postadas as ilustrações da Pockets Comix. Essas ilustrações são feitas pelo Renato Lima, que sempre admirou as mulheres e as sutilezas do universo feminino. Clica no perfil da Pockets Comics para conferir a delicadeza e a verdade com que o Renato soube captar os elementos e as formas do nosso universo para transformar em traços, frases e quadrinhos sobre o ser mulher – de dentro pra fora, de fora pra dentro.

 pockets-comics-2 pockets-comics

04 Re.começo

A terceira das páginas escolhidas para serem indicadas entre as descobertas no Mulheres Nos Quadrinhos é a Re.começo, da Andressa Munhoz. A página do Re.começo ainda não tem tantas ilustrações disponíveis quanto as demais, mas as que foram postadas e a gente pode conferir no álbum da página são lindas e delicadas com fundo aquarelado, acompanhando frases tão delicadas quanto. Para quem também gostou, é só curtir a página agora e ficar atenta(o) nas próximas divulgações.

Re.começore.começo-1Re.começo-2

05 Traçando

Traçando é uma daquelas páginas que a gente conhece quando vai fuçar os cliques dos amigos, acaba gostando e curtindo também. Ah, e claro, divulgando para mais gente ter a oportunidade de conhecer! Posso garantir que os traços e pensamentos encontrados no Traçando são uma lindeza que vale a pena conferir. O mais bacana foi descobrir que a ilustradora, Juliana Pina, além de minha conterrânea, é minha colega de universidade. Na página, a Juliana, estudante de Artes e talentosa, divulga a sua arte e fez questão de indicar outros projetos incríveis também. Foi através de um link na página do Traçando que conheci o projeto Mulheres Nos Quadrinhos e me encantei! Na página, além da ilustrações, ela divulga também a arte que faz em camisas e caixinhas. Confira!

traçando traçando-2traçando-4

06 Pó de Lua

Poesia desenhada para diminuir a gravidade das coisas, é assim que a Clarice Freire apresenta a página do Pó de Lua – que agora também virou livro em pré-venda pela Editora Intrínseca. Pó de Lua é uma das páginas com traços e pensamentos mais conhecidos do Facebook! É delicioso ler e ver as produções da Clarice. A gente pode ficar uma hora inteirinha passando imagem por imagem do álbum da página, enquanto se cobre da delicadeza da sua poesia. É uma daquelas páginas que vale a pena seguir, compartilhar, marcar amigos e comprar o livro para guardar pra você.

Blog | Instagram | Livro

Clarice-freire-po-de-luapo-de-lua-clarice

07 Eu Me Chamo Antônio

Eu me chamo Antônio é uma página que também ficou bastante popular no Facebook e acabou se tornando livro pela Editora Intrínseca.  A originalidade do Pedro Gabriel fica evidente pelo detalhe das suas produções não serem em folhas de desenho mas feitas na superfície de guardanapos.  Além disso, ele se restringe ao p&b, preto da caneta de desenho e ao branco-gelo dos guardanapos. Ah, ainda tem futuros cadernos artesanais (coloridos) na área, com capas divulgadas recentemente na sua página, bottons, ecobags e camisas (futuros também), e a novidade do case de madeira (lindo) para celular pela Pau Brasil. Quer saber quem é o Antônio? Antônio é um personagem de um romance que está sendo escrito, vivido. 

 Blog | InstagramLivro

eu-me-chamo-antonio-2 eu-me-chamo-antonio

Esperam que vocês tenham se apaixonado por essas ilustrações, assim como eu. Então, diz aí, quais vocês mais gostaram? Já estão curtindo alguma dessas páginas ou conheciam o trabalho de algum desses artistas espalhado pelo Facebook? Deixe seu comentário 🙂

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s