Cliques: Eleições, Participação Popular, Negritude

Sempre tem aqueles textos interessante que lemos ao longo semana, especialmente no tempo livre do final de semana, e que gostaríamos de indicar para todas as pessoas do nosso círculo social. Na primeira semana pós-eleições, uma enxurrada de compartilhamentos inundou a minha timeline no Facebook. A maioria, links que fizeram valer à pena cada click. No final de semana, saindo um pouco do assunto central de Política, outra dezena de links ficaram gravados em meu histórico.

Por isso, decidi voltar ao blog publicando (primeiro) essa indicação links, entre textos e vídeos selecionados na primeira semana pós-eleições. Nessa segunda semana, outros já surgiram e nessa nova, outros surgirão para compartilhar. Ah, a principal fonte dessa seleção foi um dos meus sites preferidos, o Geledés.

Clica e confere! 

Por um país melhor para todas e todos, o meu luto é e sempre será só verde e amarelo!  Avante!

O dia depois de amanhã“Eu sou de uma terra que o povo padece

Mas não esmorece e procura vencer.

Da terra querida, que a linda cabocla

De riso na boca zomba no sofrer

Não nego meu sangue, não nego meu nome

Olho para a fome, pergunto o que há?

Eu sou brasileiro, filho do Nordeste

Sou cabra da Peste!”.

(Patativa do Assaré)

1. A luta pela Reforma Política

a. O que é o Plebiscito Popular pela Constituinte?

b. As diferenças entre plebiscito e referendo

No referendo a população irá apenas dizer sim ou não à proposta feita pelo parlamento. A população não tem uma participação direta na construção da reforma política. O referendo só cabe para algo que já existe” Aloizio Mercadante, ministro da Educação

c. Plebiscito ou referendo? O importante é uma assembleia contituinte

d. Na contramão da sociedade civil, oposição derruba Política de Participação Social 

2. O dia depois de amanhã

Mas diferentemente do que se pode imaginar, ao invés de um discurso rancoroso, eu apenas espero acordar em um mundo tal como no final do “dia depois de amanhã”. Onde mesmo depois de um dia quase apocalíptico como foi essa segunda feira, haja espaço para um novo começo; onde as divergências fomentem a construção de um Brasil melhor, onde respeito coexista independentemente do espaço geográfico por você ocupado; onde, principalmente, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária deixe de ser encarada como uma mera norma programática e passe a ser o combustível para que cada brasileiro ocupe os espaços existentes, atuando na condução e gestão da vida pública.

3. Sabedoria indígena: O Silêncio, por Kent Nerburn

4. O preconceito versus a liberdade do Bolsa Família

5. Somos as netas de todas as bruxas que vocês não conseguiram queimar 

Hoje, depois de saber tudo isso, penso que devemos continuar. Ser feminista hoje em dia ainda significa confrontar os dogmas patriarcais da sociedade. E, sendo feministas, devemos ter orgulho da luta de todas as mulheres, da força de todas elas, e afirmar: somos, sim, as netas de todas as bruxas que vocês não conseguiram queimar. E seguiremos em frente.

6. Hoje nasci negro

7. Linda. Como você é linda!

8. Eu tenha uma revelação a fazer: “Talvez você nunca tenha amado” (vídeo)

9. Como desestabilizar uma nação, Chicken Little (1943) (animação)

10. Tim Cook, CEO da Apple, diz ter “orgulho de ser gay”

Quem consegue arriscar na leitura do inglês, aproveita para conferir o artigo completo publicado por Tim Cook no jornal Bloomberg Businessweek, o chamado “I’m Proud To Be Gay”. Vale muito à pena!

E vocês já leram algum desses textos? O que acharam?

Anúncios

2 comentários sobre “Cliques: Eleições, Participação Popular, Negritude

  1. Olá, gostei bastante do seu blog, que bom que as postagens voltaram. Achei todos os textos desse post bem bacanas, conhecia a maioria dos sites, o Geledés é bem bacana. Em relação a reforma política é muito importante que os blogueiros e blogueiras pautem a reforma política e contribuam para disseminar informações sobre a reforma política e o plebiscito, fiquei feliz em ver informações sobre a reforma nesse blog, isso contribui para a mudança do cenário política do país, apesar de barrado no congresso, a reforma política que pauta maior participação da sociedade civil e dos movimentos sociais é uma luta que ainda não acabou, vamos continuar debatendo e fazendo pressão. O povo está indo as ruas para pautar a reforma:
    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/11/12-mil-pedem-reforma-politica-e-protestam-contra-direita-na-av-paulista.html

    Em relação ao texto do Bolsa Família e o feminismo, o Bolsa família foi uma das maiores políticas de gênero da história do Brasil, a liberdade financeira das mulheres é fundamental, a mulher passa agora a representante familiar e um papel de gerência financeira. Já o tema do feminismo é uma discussão fundamental dentro da sociedade de hoje, esse blog merece um parabéns por levantar questões deste porte, a violência contra as mulheres está ai, algumas mulheres são humilhadas e constrangidas e não conseguem denunciar, os abusos hoje parecem ser coisas normais, o simples fato de uma garota beber, faz com que muitas pessoas achem que ela está a disposição, defender a igualdade é se libertar de amarras medievais que prevalecem na nossa sociedade, é fundamental reforçar políticas publicas voltadas para as mulheres, é fundamental avançar contra a violência sexual, se o cara fica forçando a barra para ela ficar com ele mesmo depois de ela dizer que não quer, isso é uma violência também. Fora as passadas de mão, vazamento de fotos e outras covardias.

    Enfim, parabéns pelo seu blog e parabéns por se assumir militante, feminista e ativista de um mundo melhor. É ótimo ver blogueiras que cultivam um propósito, um mundo sem ideais é como um corpo sem coração, você acaba sendo uma porta voz de uma geração de mulheres.

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s