Estágios e vivências interdisciplinares no SUS

ESTÁGIO NO SUS

No fim do ano passado, tiveram início as inscrições para as vivências do VER-SUS Brasil no semestre de 2015.1, os estágios e vivências na realidade do Sistema Único de Saúde, em todas as regiões do país. O VER-SUS é uma proposta do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, com a Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS, com a UNE, com o CONASS e com o CONASEMS, onde os estagiários e facilitadores de aprendizagem, juntas/os, conhecem os serviços oferecidos pela rede, a gestão e a participação social nos sistemas locais de saúde.

O VER-SUS possibilita o despertar de uma visão ampliada do conceito de saúde, abordando temáticas sobre Educação Permanente em Saúde, quadrilátero da formação, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, Redes de Atenção à Saúde, reforma política, discussão de gêneros, movimentos sociais, questões que estão intrinsecamente relacionadas à saúde, ao SUS.

VERSUS BRASILAs estudantes e os estudantes de graduação emergem em uma vivência teórica, prática e vivencial dentro dos sistemas de sáude dos territórios de abrangência, cuja metodologia de imersão dura de 7 a 15 dias, de forma interdisciplinar, onde trocam experiências também com residentes, técnicos e movimentos sociais. Hospedagem, alimentação, transporte e material didático dentro do Sistema Municipal de Saúde sempre são disponibilizados às/aos participantes. É, com certeza, uma experiência ímpar para nossa graduação!

No meu primeiro semestre de Psicologia me inscrevi para a 6ª edição do Estágio de Vivência no SUS, acabei não conseguindo uma das vagas para viventes, mas continuei atenta para as oportunidades das outras edições. e E agora quase um ano e meio depois, em sua sétima edição, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), por meio da Superintendência de Recursos Humanos (SUPERH), através da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), realizou as inscrições para o Estágio de Vivências no Sistema Único de Saúde (EVSUS-BAHIA), no meio do mês de janeiro. Porém, o período de imersão do VER-SUS estava agendado para a mesma data de uma outra vivência que eu participaria, a da SEVI-SUS UFBA, então decidi esperar a próxima edição para me inscrever e tentar conquistar uma vaga como vivente ou facilitadora.

FAS UFBAAno passado, em 2014, tive a oportunidade de participar pela primeira vez e ser aprovada em uma outra seleção semelhante a do VER-SUS, a III Semana de Vivências Interdisciplinares no SUS (SEVI-SUS) da Universidade Federal da Bahia. A semana é organizada pelo Fórum Acadêmico de Saúde da UFBA e aberta apenas às/aos estudantes do campus de Salvador, dos mais de vinte cursos de graduação da universidade, onde na etapa final são selecionadas/os cerca de quarenta estudantes. Preciso nem dizer o quanto desejava a aprovação e vibrei com o resultado! Fiquei verdadeiramente contente, depois de dias de ansiedade, e tenho certeza que a SEVI-SUS será uma semana de experiências incríveis para a minha formação profissional e enquanto pessoa, militante, cidadã.

A experiência dos estágios e vivências na realidade do SUS nos permitem conhecer como funciona o sistema de saúde que a grande maioria da população brasileira, negra e pobre, utiliza, trocar experiências e realizar discussões com estudantes de outros cursos de graduação, de forma interdisciplinar, enquanto somos sensibilizadas/os para o verdadeiro compromisso que nós, futuras e futuros profissionais, temos: o compromisso com a saúde do nosso povo, a vida de nossa gente. É nosso papel voltar nossa formação, prática e produção de conhecimento na universidade, mas também política e socialmente, por uma Psicologia, por serviços e uma saúde pública para todas e todos: nos forjarmos na luta por um SUS que seja verdadeiramente universal.

Acompanhe a página do VER-SUS Brasil para ficar por dentro das próximas inscrições de estágios e vivências na realidade do Sistema Único de Saude. E se você for estudante da UFBA ou da Bahia, acompanhe as páginas do Fórum Acadêmico de Saúde e da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) também!

O que acharam dos programas? Já conheciam as vivências e estágios no SUS ou participaram na imersão de alguma edição?

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s