Agenda de Maio: loucura, diversidade sexual, saúde, lutas

Sabe aqueles meses que parecem que todos os eventos do ano decidiram cair?Maio é um desses meses: cheio de significado e razões para lutar por ser o mês símbolo da Luta Antimanicomial e também da Diversidade Sexual. Para além dos dias 18, da Luta Antimanicomial, e do 17,  Internacional de Combate à Homofobia, as programações espalhadas pela cidade e pelo país são um grito de vitória pelos direitos conquistados por ambas as populações, mas também o lembrete de que há muito mais a se conquistar e a se lutar por uma sociedade livre de manicômios, onde não se venda a saúde e nem se prenda ao louco, por uma sociedade pautada no respeito, na igualdade e na justiça, livre da homofobia. Livre de todas as formas de opressão.

Agenda Maio

Em relação a programação da Luta Antimanicomial, foi criada a página LOUCOS POR LUTA para divulgação completa das atividades programadas para o mês de Maio na cidade de Salvador. Além disso, o Conselho Regional de Psicologia (CRP 03), além do Fórum Acadêmico de Saúde da UFBA também terão suas programações a serem divulgadas em breve.

Para o mês da Diversidade Sexual, ocorrerá o III Maio da Diversidade com o tema “ZERO violência contra LGBT! Por uma Bahia que respeite a Diversidade Sexual e de Gênero”, a qual a I Marcha Estadual Contra a LGBTFobia compõe, ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em parceria com secretarias estaduais, Prefeituras Municipais, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e organizações LGBT. A programação completa pode ser encontrada através desse link ou na página da SJDHDS da Bahia.

Pretendo ir para ambas as programações símbolo de luta e resistência do mês de maio, em todos os eventos da agendinha lá em cima, e registrar um pouco dessas experiências nesse espaço.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ALGUNS EVENTOS DA AGENDA DE MAIO

VIII Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas

O Conselho Federal de Psicologia promove no próximo dia 13 de maio, em Salvador, Bahia, o 8º Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas. O tema desta edição será “O Exercício Profissional enquanto Trabalho“, refletindo uma das principais preocupações do 16º Plenário do CFP, as condições de trabalho de psicólogas e psicólogos em todo o país. O evento é gratuito e certificado pelo Conselho.

8º seminário nacional de psicologia e políticas públicas

9º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia

Entre os dias 13 e 16 de Maio no Centro de Convenções, Salvador receberá o Congresso Norte-Nordeste de Psicologia, que em sua nona edição tem como tema “Psicologia e Os Desafios do Mundo Contemporâneo”. O primeiro dia de programação contará com a realização de minicursos e os demais dias do evento, com uma programação que contará com apresentações nas modalidades conferências, comunicação oral, mesa redonda acadêmica, mesa redonda institucional,  mesa redonda profissional, relato de experiência, simpósio e sessão pôsters.

conpsi 2015 salvador

I Encontro de Estudantes de Saúde de Salvador

encontro de estudantes de sáude de salvador

O I ENCONTRO DE ESTUDANTES DE SAÚDE DE SALVADOR: EM DEFESA DO SUS – POR UM PROJETO POPULAR DE SAÚDE é uma iniciativa da Frente Estudantil pela Saúde (FES), espaço de articulação de estudantes da área de saúde, de diversas faculdades e universidades de Salvador.

A FES atua organizando os e as estudantes, promovendo formações políticas em Saúde e direcionando Lutas que acumulem para que o SUS seja de fato universal! Diante da conjuntura atual e os grandes ataques ao Sistema Único de Saúde, o encontro trará a temática: Em Defesa do SUS – Por um projeto popular de Saúde, compreendendo a importância dos e das estudantes defenderem a bandeira de um projeto popular de Saúde!

OBS: local a ser alterado devido a atual greve da UNEB.

Iª Marcha Estadual Contra a LGBTFobia

marcha estadual contr a lgbt fobiaA Iª Marcha Estadual Contra LGBTFobia da Bahia é uma das atividades que faz parte da programação do III Maio da Diversidade com o tema “ZERO violência contra LGBT! Por uma Bahia que respeite a Diversidade Sexual e de Gênero”.

O roteiro da I Marcha Estadual Contra a LGBTfobia da Bahia foi pensado no intuito de visibilizar a luta, a arte e a resistência LGBT, reinvindicando a ocupação do espaço público e segurança para todxs. O percurso, com a concentração no Cristo da Barra às 14h, segue com fechações, bandeiras e intervenções artísticas até o Porto da Barra.

Balada de Amor – Teatro Debate com Os Insênicos

Os Insênicos-balada de amor

Os Insênicos é um grupo de teatro formado por usuários de Saúde Mental da AMEA (Associação Metamorfose Ambulante) e dirigido pela psicóloga . Há mais de um ano o grupo vem realizando apresentações do espetáculo Balada de Amor, e no dia 18 de Maio (Dia da Luta Antimanicomial) acontecerá mais duas apresentações no Teatro ISBA: uma apenas para usuários de outros serviços de saúde mental pela manhã e outra aberta para a população em geral, pela noite.

O espetáculo já está a venda pelo site da compreingressos.com (mas, nesse caso, é sobrada uma taxa de serviço absurda de 11 reais). Mas quem quiser pode comprar direto na bilheteria ou pelo telefone 4009-3622. Ah, e todas/os podem pagar meia entrada trazendo 1kg de alimento!

Cine Debate do documentário “Sem Pena”

documentário sem pena

No dia 19 de maio, o Insight Coletivo (um grupo de estudantes da UFBA) realizará o seu primeiro evento! Serão duas EXIBIÇÕES do premiado documentário “Sem Pena”, de Eugenio Puppo, que aborda a precariedade do sistema prisional brasileiro e promove também uma reflexão crítica acerca do nosso Poder Judiciário.


O EVENTO É GRATUITO! PARA PARTICIPAR, BASTA FAZER A SUA INSCRIÇÃO: bit.ly/cineinsight

Gostaram da Agenda de Maio? Estão inscritas/os em algum dos eventos citados? Para quem não é de Salvador ou da Bahia, como serão as programações em suas cidades?

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s